O conceito de currículo e o processo de integração de tecnologia ao currículo, Currículo é o conjunto de disciplinas oferecidas de forma relacionada entre si. O uso das tecnologias além de facilitar a aprendizagem leva o aluno a interagir com os outros alunos e com a realidade da sociedade exigente e competitiva, o currículo é um elemento que corrige as praticas educacionais, a partir do instante em que se elabora os critérios para uma elaboração de prática escolar desde o tema proposto, a justificativa e os objetivos que vão da ênfase ao propósito de um projeto, até sua avaliação e conclusão. Considera-se então que o currículo determina uma reflexão sobre as necessidades da comunidade escola.
Por isso é necessário avaliar os pontos fundamentais na elaboração das novas propostas pedagógicas levando em consideração aos avanços da ciência e tecnologia, pois, esses avanços colocam em números desafios para que possamos corresponder as formas de resoluções dos problemas.
É fundamental “a integração entre tecnologias e currículo que se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias. Para tanto é necessário um projeto pedagógico flexível e aberto para desenvolver propostas curriculares, metodologias e estratégias, com o auxílio das tecnologias, integrando, explorando e produzindo novos conhecimentos de forma colaborativa, buscando aprimorar habilidades e competências, desenvolvidas através de ações, reflexão de conceitos para a resolução de problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário